
O ensino de Física, tradicionalmente marcado pela abstração matemática e por conteúdos teóricos de difícil assimilação, ganhou uma nova abordagem na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Professores e estudantes do curso de Engenharia da Computação (CECOMP) estão desenvolvendo o PlayFísica – Programar para compreender: Jogos Digitais no Ensino de Física, projeto de extensão que busca transformar a forma como a disciplina é ensinada nas escolas.
A iniciativa é coordenada pela Prof.ª Dra. Ana Emília de Melo Queiroz, docente do Curso de Engenharia da Computação da UNIVASF, e supervisionada pelo Prof.º Dr. Luciano Sedraz Silva, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da UNIVASF, em parceria com o CIEB Rui Barbosa. O objetivo é integrar a programação ao ensino da Física por meio da criação de jogos e simulações digitais, permitindo que os estudantes visualizem fenômenos, testem hipóteses e apliquem fórmulas em contextos práticos e lúdicos.
De acordo com Papert (1980) e Valente (1999), quando o estudante constrói jogos ou simulações para representar fenômenos físicos, ele deixa de ser apenas receptor de informações e passa a atuar como protagonista no processo de aprendizagem, tornando o estudo mais motivador e significativo.
Equipe envolvida
O PlayFísica conta com a participação de três discentes do curso de Engenharia da Computação (CECOMP). Gustavo Ferreira Santos é o responsável pelo desenvolvimento e hospedagem do site oficial do projeto. Misael Gomes ministra aulas de Física no CIEB Rui Barbosa e produz os vídeos didáticos disponibilizados aos alunos. Já Dalário Aerton é o responsável pela criação do aplicativo que reunirá os jogos e simulações desenvolvidos.
As aulas, os vídeos e demais materiais produzidos estão sendo publicados no site do projeto, disponível ao público em: https://playfisica.github.io/PlayFisica/.
Resultados esperados
- Site interativo, já em funcionamento, reunindo conteúdos e recursos digitais;
- Vídeos educativos, produzidos para apoiar o aprendizado dos alunos do CIEB Rui Barbosa;
- Aplicativo, em desenvolvimento, que permitirá aprender Física de forma interativa por meio de jogos digitais.
Segundo os envolvidos, a iniciativa contribui para o ensino da Física e fortalece as competências digitais dos estudantes, ampliando o impacto social da universidade na formação científica e tecnológica da região.
Fonte: CECOMP