A equipe “May the bugs be with you”, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), conquistou a classificação para a Final Brasileira da 30ª Maratona SBC de Programação, realizada no último sábado, 13 de setembro de 2025, no campus Juazeiro da Univasf.
O Colegiado de Engenharia da Computação (Cecomp) organizou a etapa regional da Maratona de Programação no Vale do São Francisco, que integrou a disputa da Supersede Nordeste. A competição aconteceu no campus Juazeiro da Univasf e contou com quatro equipes participantes: duas da Univasf e duas da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape).


A competição nacional
A primeira fase da Maratona contou com 1.025 times, de 239 instituições de ensino, distribuídos em 53 sedes em todo o Brasil. Os resultados oficiais podem ser consultados no site da SBC: Resultados. O placar detalhado da disputa por sede está disponível em: Score oficial (filtro por sede).
Assim como em 2024, a Univasf garantiu presença na final com a mesma equipe, que no ano passado competiu com o nome “Harry Pointer e o Segfault Secreto”. Neste ano, competindo como “May the bugs be with you”, o time é formado pelos discentes de Engenharia da Computação Alan Pinho, Gerson Macedo e Yago Guirra, orientados pelo professor Marcelo Santos Linder, docente do Cecomp e organizador do evento.
Próximos desafios
A Final Brasileira acontecerá entre os dias 6 e 9 de novembro de 2025, em São Paulo (SP), no bairro Liberdade. Mais informações podem ser acompanhadas no site oficial das finais.
Várias instituições de ensino superior do Brasil desenvolvem competições locais para escolher seus melhores times. Os melhores na Final Nacional (regional latino-americana) são selecionados para participarem das Finais Latino-Americanas do evento, a “Programadores de América”, onde são definidos os representantes da América Latina nas finais mundiais do International Collegiate Programming Contest (ICPC).
O ICPC conta com mais de 400.000 alumni e, nos últimos anos, reúne participantes de mais de 100 países, 3.500 universidades e 75.000 competidores e voluntários. Na América Latina já foram registradas mais de 100.000 participações de estudantes nas etapas regionais, dos quais aproximadamente um terço são brasileiros.
Assim como no ano de 2024, a equipe classificada da UNIVASF buscará apoio institucional para viabilizar a sua participação na próxima etapa da competição.

Objetivo da maratona
Promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), a Maratona de Programação estimula a criatividade, o trabalho em equipe e a resolução de problemas sob pressão. Durante cinco horas de prova, cada time formado por três estudantes precisa resolver o maior número possível de desafios propostos, elaborando soluções eficientes de programação.
“O evento é uma oportunidade única para que nossos alunos coloquem em prática o que aprendem em sala de aula, enfrentem desafios de alto nível e representem a Univasf em um cenário nacional e internacional”, destaca o professor Marcelo Linder, organizador do evento.