Equipe do curso de Engenharia da Computação da UNIVASF participa da final brasileira da 30ª Maratona SBC de Programação 2025

Uma equipe da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), formada pelos discentes do curso de Engenharia da Computação Alan Pinho, Gerson Macedo e Yago Guirra, sob orientação do professor Marcelo Linder, participou, no dia 8 de novembro de 2025, da Final Brasileira da 30ª Maratona SBC de Programação 2025, realizada no bairro da Liberdade, em São Paulo. Esta foi a 22ª final brasileira do evento, sendo que, em 22 edições, a UNIVASF se fez presente em 11 finais brasileiras, o que reforça a continuidade do trabalho desenvolvido pela instituição em eventos de programação competitiva.

A Maratona SBC de Programação, promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), é etapa regional do International Collegiate Programming Contest (ICPC), o maior evento global de programação competitiva. Devido à grande dimensão do Brasil e ao número expressivo de equipes participantes, o evento é dividido em fases seletivas para gradualmente selecionar as melhores equipes do país, que representarão o Brasil na final mundial do ICPC. A classificação da equipe da UNIVASF para a final brasileira ocorreu na primeira fase do evento, realizada no dia 13 de setembro, que contou com 53 sedes espalhadas por todo o território nacional, com 1.025 times de 239 instituições. Apenas 66 equipes se classificaram para a final brasileira.

Na prova final, os participantes precisaram resolver problemas complexos que exigem raciocínio lógico, domínio de algoritmos, criatividade, estratégia e trabalho em equipe. O time da UNIVASF resolveu cinco problemas ao longo das cinco horas de competição, e um dos maiores destaques do desempenho da equipe foi a solução do problema L, de caráter fortemente matemático, considerado entre os mais desafiadores da prova. Apenas outras duas equipes, entre as 558 participantes, conseguiram resolvê-lo, e a equipe da UNIVASF foi a primeira a encontrar a solução correta. Esse desempenho colocou a equipe na 25ª colocação entre as equipes brasileiras que competiram nesta fase.

Ao centro da foto, o docente do Cecomp, Marcelo Linder, junto à equipe da UNIVASF formada pelos estudantes de Engenharia da Computação, em ordem: Alan Pinho, Yago Guirra e Gerson Macedo, durante a premiação por ter sido a primeira a resolver o problema L na Final Brasileira da 30ª Maratona SBC de Programação 2025, em São Paulo.

Este feito se torna ainda mais expressivo quando consideramos que a final brasileira é, na verdade, uma seletiva sul-americana, ocorrida na sede regional Brasil. Ou seja, nossa equipe competiu com 558 equipes de 15 países da América Latina, incluindo times de países como Antígua e Barbuda, Cuba, República Dominicana, Porto Rico, Trinidad e Tobago, Costa Rica, Guatemala, El Salvador, México, Colômbia, Venezuela, Argentina, Bolívia, Chile e Peru, obtendo a 63ª colocação geral, como pode ser constatado no placar oficial disponível no link:
https://scorelatam.naquadah.com.br/latam-2025/

Link para a galeria de fotos do evento:
https://maratona.institutocriativo.org.br/#/fotos

Fonte: Colegiado de Engenharia da Computação (CECOMP)

Notícias Relacionadas

Equipe de Engenharia da Computação da Univasf é cl... A equipe “May the bugs be with you”, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), conquistou a classificação para a Final Brasileira d...